O Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro foi aprovado em abril de 2010, no Edital Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro – 2009, da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), coordenado pela Profa. Dra. Myrian Sepulveda dos Santos, com a colaboração de pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
O Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro está associado a inciativas semelhantes nas seguintes universidades: Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estas galerias atuam em rede, buscando troca de informação e de soluções que possam ser compartilhadas não apenas pelo projeto como um todo, mas por todos que queiram trabalhar e pesquisar temas como: memória afro-brasileira, museus, patrimônios culturais e cultura digital. Da mesma forma buscou-se estabelecer o diálogo com inciativas e instituições do Rio de Janeiro que contribuem com o amadurecimento dos temas citados.
O projeto Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro é desenvolvido por equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas instituições como: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(UENF).
Trata-se de um projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) cadastrado no Departamento de Extensão (DEPEXT/UERJ) vinculado a Oficina de Ensino e Pesquisa, do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UERJ (IFCH); a linha de pesquisa Arte, Cultura e Poder, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ/CNPq) e ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Faculdade de Educação da UERJ.